top of page

O projeto por nós designado como “Contextualização e Valorização da Necrópole das Touças: C.O.V.A.S. de Sabrosa”, procura, acima de tudo, e através de escavações arqueológicas programadas e prospecção arqueológica sistemática na área envolvente ao sítio arqueológico, obter informação contextual que possibilite acrescentar dados relevantes para uma melhor compreensão do sítio arqueológico da Necrópole das Touças. Em suma, procura-se, através da interpretação dos dados arqueológicos recolhidos em intervenções arqueológicas de tipo sondagem ou escavação, a realizar entre os anos de 2019 e 2023, contextualizar um pouco melhor o espaço arqueológico, sendo que o objectivo último é, com base na informação recolhida em escavação e a sua interpretação, elaborar diversos eventos e elementos didácticos e científicos  (artigos, posters, workshops, exposições, visitas ao local, entre outros) no sentido de valorizar, divulgar e dinamizar o local arqueológico.

Apesar de ser um sítio arqueológico significativamente importante para a compreensão dos elementos materiais, sobretudo estruturais, relacionados com as práticas funerárias na Idade Média e/ou em Época Moderna, é inegável tratar-se também de um sítio completamente relegado para um plano, na bibliografia científica e nos documentos académico produzidos, irrelevante.

O Projeto é promovido pela AHAS (Associação de História e Arqueologia de Sabrosa e tem como parceiros fundamentais a Câmara Municipal de Sabrosa, o CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades | Universidade de Évora) e a Junta de Freguesia de S. Martinho de Anta e Paradela de Guiães.

O Projecto

bottom of page